quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Novas aquisições - Literatura

Esses livros estão disponíveis nas bibliotecas de São José e de Palhoça.

O grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald



Um clássico da literatura universal que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares e mereceu quase tantos ensaios, resenhas, estudos, teses e, mais recentemente, sites na Internet. Só na década de 1990, porém, os estudiosos de Fitzgerald chegaram a uma versão definitiva da obra, a partir de manuscritos e exemplares anotados pelo próprio autor. Esta edição revista serviu de base para uma nova tradução brasileira, assinada pelo jornalista e escritor Roberto Muggiati, que corrige erros de edições anteriores. Publicado em 1925, O grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre a Era do Jazz, os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. Depois de dois romances e vários contos de sucesso, Fitzgerald estava disposto a escrever algo novo, extraordinário, belo e simples. Não podia ter sido mais bem-sucedido. E, com este livro, conquistou seu lugar entre os maiores escritores de todos os tempos. 

Jane Eyre - Charlotte Brontë

Jane Eyre é uma menina órfã que vive com sua tia, a sra. Reed, e seus primos, que sempre a maltratam. Até que, cansada do convívio forçado com a sobrinha de seu falecido esposo, a mulher envia Jane a um colégio para moças, onde ela cresce e se torna professora. Com o tempo, cresce nela a vontade de expandir seus horizontes. Ela põe um anúncio no jornal em busca de trabalho como governanta. O anúncio é respondido pela senhora Fairfax, e Jane parte do colégio para trabalhar em Thornfield Hall. Lá, ela conhece seu patrão, o sr. Rochester, um homem brusco e sombrio, por quem se apaixona. Mas um grande segredo do passado se interpõe entre eles.

Romeu e Julieta - William Shakespeare


Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz.Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto.A paixão é mútua e instantânea.Ao descobrir que pertencem a familias inimigas, os dois se desesperam.Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço.No entanto, o destino desse amor seria trágico.

 O Nome da Rosa - Umberto Eco



Ali, em meio a intensos debates religiosos, o frade franciscano inglês Guilherme de Baskerville e seu jovem auxiliar, Adso, envolvem-se na investigação das insólitas mortes de sete monges, em sete dias e sete noites.
Os crimes se irradiam a partir da biblioteca do mosteiro - a maior biblioteca do mundo cristão, cuja riqueza ajuda a explicar o título do romance: "o nome da rosa" era uma expressão usada na Idade Média para denotar o infinito poder das palavras.

Venham conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário