segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Novas Aquisições - Literatura

Geração do deserto - Guido Wilmar Sassi


De forma romanceada, o autor aborda na narrativa a conhecida Guerra do Contestado, evento ocorrido entre 1912 e 1916, envolvendo aproximadamente 20 mil caboclos (pelados), contra as forças constituídas do Governo Federal e Estadual (peludos). A batalha recebeu esse nome por ter sido travada na região de disputa territorial entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, sendo que cidades como Caçador, Lages e Canoinhas (SC), ainda guardam vestígios do conflito.

A Carteira de meu tio - Joaquim Manoel de Macedo



Do mesmo autor de "A Moreninha", este livro trata de maneira bem-humorada da política no Brasil durante o Segundo Império através da história de um jovem cujo tio financia sua viagem à Europa. Nesta viagem, ele aproveita para fazer de tudo menos estudar. Na volta, quando seu tio lhe pergunta sobre seu futuro, ele responde que quer ser político. O tio exige, então, que o jovem percorra o Brasil a cavalo para conhecer o povo brasileiro e as suas necessidades.

Mulheres inteligentes, escolhas insensatas - Connell Cowan e Melvyn Kinder


A assim chamada liberação da mulher tem um "outro lado". Por trás da independência financeira, da realização profissional e da liberdade sexual muitas vezes se esconde a imaturidade emocional. Os doutores Connell Cowan e Melvyn Kinder aproveitam toda a experiência e o conhecimento que adquiriram ao longo de mais de dezesseis anos de prática clínica de psicologia para mostrar quais as principais dificuldades de relacionamento afetivo que as mulheres enfrentam hoje em dia, e de que modo superá-las. Acompanhando as histórias de dezenas de homens e mulheres com seus companheiros e as razões pelas quais escolhem os parceiros errados, carregando a relação com exigências e expectativas infundadas.

 827 era galáctica  - Isaac Asimov


O segundo romance sobre o Império, mostra este já consolidado, no ano 827 do império. Um terráqueo do século 20 é transportado por acidente até esta época, onde desempenha papel fundamental na história. Nesta historia a Terra ainda aparece como planeta radioativo, como conseqüência da guerra nuclear, embora isto não esteja explicito no texto.Caso raro, em que a tradução do nome, ficou melhor que o original.

Contos de Inglês de Sousa - Inglês de Sousa



Análise de três excelentes contos do Naturalista paraense Herculano M. Inglês de Sousa (em 1877 escreveu "O coronal sangrado"), feitos pelo Profº Msc. Paulo Maués Corrêa, um dos mais conceituados professores de Literatura no Pará. 

A aventureira - Jack London


Joan, menina rica e estudada, um dia decide largar tudo para acompanhar seu pai, um bem-sucedido comerciante, em uma viagem até a ilha Berande. No percurso, seu pai é tomado por uma estranha febre e acaba morrendo. Ela então passa a enfrentar um profundo dilema: o que vale mais, a força ou a experiência?

Vampíria - Dionisio Jacob


A última família de vampiros tentando sobreviver em um mundo de mortais O mordomo Renfélderson tem um trabalho danado para servir a família Voivoda, os últimos exemplares de vampiros mantidos como reféns para curiosas exibições particulares. Letúcia, a filha mais velha, cisma em namorar mortais; Horloc, o caçula, é um romântico incurável que ama boleros; Mamãe Dárvula é uma vampira sensível sempre consolando o melancólico Papai Voivoda; Vovô Vlad é um vampiro à moda antiga, mas, apesar das diferenças, todos se vêem confinados em um apartamento, tendo de se esconder da humanidade. Porém, a curiosidade dos mais jovens da família pode levá-los a descobertas interessantes, numa história cheia de humor.

Cancioneiro do cacau - Cyro de Mattos

 

Faltava na literatura nascida na terra do cacau, uma obra poética de fôlego que cantasse uma saga feita de sonhos e ocasos, urgências e perigos, mistério, cobiça e morte em torno da conquista da terra. Neste Cancioneiro do Cacau, o baiano Cyro de Mattos elabora uma obra poética digna de um verdadeiro poeta. Esplende o timbre nativo da origem e da raiz, e da memória tornada linguagem. Canta a saga do cacau, a grandeza de sua terra e da sua gente com grande sentimento telúrico e uso de recursos expressionais do discurso poético, disso resultando um autêntico macrotexto no qual se vê sentimento de mundo, humanismo social e fôlego criativo unidos de maneira harmoniosa. 

Os elefantes não esquecem - Agatha Christie


Os corpos de Lady Ravenscroft e de seu marido, o general Ravenscroft, foram encontrados no meio de um penhasco onde anos antes uma outra mulher tivera também um trágico acidente. O casal tinha sido morto a tiro e junto deles encontrava-se a arma do crime. Apesar de não se ter descoberto o motivo, a polícia concluiu tratar-se de um duplo suicídio e o caso foi dado por encerrado. No entanto, doze anos mais tarde, um amigo do casal, não convencido com a explicação encontrada pela polícia, decide desenterrar a história e pede ajuda a Hercule Poirot para desvendar este misterioso caso. Para poder levar a cabo a sua investigação Poirot vai ter de contar com a memória de três testemunhas: uma velha senhora, um médico e um professor. É a partir dessas memórias que Poirot se embrenha no passado e descobre que antigos pecados deixam marcas profundas.


 O ateneu - Raul Pompéia



O Ateneu constitui uma das obras-primas da literatura brasileira. Autobiográfico, o livro mostra o jovem autor como personalidade sensível que se transformou em crítico impiedoso do que viveu e viu na adolescência passada no colégio interno. A obra retrata o doloroso processo de transição da infância à idade adulta.

Venham conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário